24/10/2023

Sanidade Vegetal - Palestras educativas seguem abordando Cadastro de Unidades Produtoras de Soja e a disseminação do Caruru Gigante

Atualizado em 24/10/2023 às 19h22

Palestras aconteceram junto à Cooperativas e produtores

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), em parceria com a Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP), realizou no último dia 18, duas palestras educativas que abordaram os temas do Cadastro Obrigatório das Unidades Produtoras de Soja e da disseminação do Caruru Gigante, praga monitorada pela Defesa Agropecuária e que pode representar grande risco ao sojicultor. As palestras foram realizadas na Cooperativa Agrícola CASUL, no município de Parapuã, e contou com a presença de produtores rurais e engenheiros agrônomos.

“Esse encontro foi importante para ampliarmos o contato da Defesa Agropecuária com os agricultores e também com os técnicos que serão grandes aliados para transmitir essas informações aos sojicultores, no dia-a-dia de trabalho”, comentou Marileia Ferreira, agrônoma e gerente do Programa Estadual de Contingência Fitossanitária (PECONF).

Na ocasião, foram apresentados os programas da área vegetal da CDA e as ações de levantamentos das pragas quarentenárias com ênfase no Amaranthus palmeri, que se caracteriza por ser uma grande ameaça aos produtores do Estado.

Na sequência das palestras, no município de Cândido Mota, Marileia e Jucileia Irian dos Santos Wagatsuma, engenheira agrônoma e gerente do Programa Estadual de Vigilância Fitossanitária, reuniram-se no dia 19, com representantes da Cooperativa Agrícola COOPERMOTA, onde trataram sobre parcerias futuras entre a Cooperativa e a CDA. Estiveram presentes também nessa reunião os representantes da CDA Regional de Assis, os Engenheiros Agrônomos Fabiano Fontolan e Thiago Ticianelli Arantes e o Engenheiro agrônomo Marcio Minoro Harada Orozimbo da CDA Regional de Ourinhos.

“A parceria com o setor privado é fundamental para que as informações a respeito do cadastro das áreas produtoras de soja cheguem até os agricultores. Segundo dados do Instituto Agrícola do Estado de São Paulo (IEA), a área plantada de soja na safra 2022/2023 foi de aproximadamente 1,2 milhões de hectares, porém grande parte dessas áreas ainda não foi cadastrada junto a Defesa Agropecuária através do Sistema GEDAVE, o que faz com que esse trabalho de divulgação e conscientização dos produtores rurais seja imprescindível”, diz Jucileia.