Facebook Twitter Youtube Flickr
28/08/2023

Sanidade Vegetal - Seminário itinerante aborda recuperação de pastagens degradadas a partir de sistema integrado em duas regionais do Estado

Atualizado em 28/08/2023 às 14h24

Aferição de diagnótico foi realizada por engenheiros agrônomos

Realizado pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) a partir do seu Centro de Fiscalização de Insumos e Conservação do Solo (CFICS) e seu Programa Estadual de Proteção ao Uso, Conservação e Preservação do Solo Agrícola, aconteceu, nas regionais de Marília e Presidente Venceslau, entre os dias 14 e 17, o Seminário “Recuperação de pastagens degradadas, remotamente identificadas, por meio do sistema Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) no Estado de São Paulo. A atividade contou com o apoio da Fundação Agrisus e da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

A atividade, que teve o objetivo de identificar de forma remota as erosões e propor a recuperação de pastagens através do sistema ILPF, contou com diversas palestras e dois dias de campo, onde os participantes puderam visitar propriedades agropecuárias e realizar aferição de diagnóstico, realizado remotamente através do software Google Earth Pro e Google Earth Engine (GEE).

Foram responsáveis por ministrar as palestras durante as duas etapas do seminário, o engenheiro agrônomo Dr. Oswaldo Julio Vischi Filho, gerente do Programa Estadual, Itallo Dirceu Costa Silva, Doutorando em Recursos Hídricos pela Universidade de Campinas (FEAGRI – Unicamp) e o professor doutor Edemar Moro, da Unoeste.

Professor doutor Edemar Moro representou a Unoeste e palestrou aos participantes do seminário

“Consideramos que as atividades realizadas em campo, com aferição ‘in loco’, foram bastante exitosas, pois as informações obtidas apresentaram uma precisão de cerca de 90%”, comemora o gerente.

Sistemas ILPF

Os sistemas de integrações promovem a recuperação de áreas de pastagens degradadas agregando, na mesma propriedade, diferentes sistemas produtivos como os de grãos, fibras, carnes, leite e agroenergia.

Dentre os benefícios dos sistemas estão à eliminação de pastagens degradadas, maior número de bovinos por área e com menor ciclo, terminação a pasto e maior produtividade do grão.

“Temos em São Paulo, 6,379 milhões de hectares de pastagens e isso significa 35,43% da área agrícola do Estado, daí a importância de preservar os solos na área agropecuária com utilização da ILP e ILPF”, comenta Oswaldo.

Além de palestra, Oswaldo acompanhou as equipes em campo

 “É uma demanda que vai ao encontro aos trabalhos de fiscalização de solo desenvolvidos pela CDA e que pode contribuir muito com a recuperação de pastagens e a transformação das áreas de pecuária do oeste paulista para a produção sustentável”, acrescenta o agrônomo.

Por Felipe Nunes

x