Facebook Twitter Youtube Flickr
10/08/2023

SISP - Em Brasília, palestra apresenta novos enfoques do Serviço de Inspeção de São Paulo para produtores artesanais

Atualizado em 10/08/2023 às 20h36

Realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae),  aconteceu em Brasília, de 2 a 4 de agosto, o evento “Transformar Juntos”, que teve como objetivo, reunir diversos atores responsáveis pela transformação de realidades locais a partir de debates e troca de experiências. O evento, dividido em diversos painéis, contou com a participação da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), representada pelos médicos-veterinários Luiz Henrique Barrochelo e João Gustavo Loureiro, coordenador e diretor do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (CIPOA) respectivamente, os quais apresentaram os novos enfoques do serviço de inspeção voltado aos produtores artesanais.

João (à esq.) e Luiz representaram a Defesa Agrocuária

Na ocasião, a CDA compôs o painel “Negócios Rurais Simplificados: da Terra ao Prato com Qualidade” que também contou com representantes dos Estados do Pará e da Bahia, que apresentaram seus processos de simplificação para empreendimentos rurais e cases de sucesso.

Na apresentação em conjunto, feita pelos veterinários, os presentes puderam conhecer o processo para registro de produtores nos sistemas de inspeção de São Paulo que incluem o SISP, o SISP Artesanal, Selo Arte e SISBI-POA.

Além disso, Luiz e João destrincharam todo o processo de registro para produtores, em especial, os artesanais e discursaram a respeito dos processos simplificados, que têm como objetivo, aumentar o número de registros de estabelecimentos e como consequência, melhorar a qualidade e a segurança de produtos de origem animal destinados à população e puderam apresentar números que demonstram as ações de inspeção por todo o Estado.

"a CDA está em uma verdadeira cruzada para registrar estabelecimentos artesanais junto ao SISP, a fim de que possamos trazer melhores oportunidades para os produtores e mais segurança para os consumidores”, comentou o diretor do CIPOA.

"Hoje já são 44 estabelecimentos artesanais em São Paulo e destes, 12 já conseguiram o selo Arte, disponibilizando dessa forma, 144 produtos artesanais para todo o Brasil", acrescentou o coordenador.

Evento reuniu público diverso

Para saber mais sobre as ações realizadas pela Defesa Agropecuária no âmbito da inspeção em produtos de origem animal, acesse https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/programas/?/programa-estadual-de-inocuidade-dos-alimentos/inspecao-de-produtos-de-origem-animal/&cod=24.

Por Felipe Nunes

x