Facebook Twitter Youtube Flickr
24/07/2023

SISP - Palestra no Festival Sabor de São Paulo apresenta novos enfoques da inspeção em produtos de origem animal

Atualizado em 24/07/2023 às 14h08

Palestra também foi oportunidade para bate papo com produtores

A convite da Secretaria de Turismo e Viagens (Setur), a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) esteve presente, na última sexta-feira (21), na abertura do Festival “Sabor de São Paulo”. Na ocasião, João Gustavo Loureiro, médico-veterinário e diretor do Centro de Inspeção em Produtos de Origem Animal (CIPOA), apresentou para empresários e produtores artesanais, os novos enfoques do Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP).

A palestra aconteceu dentro da abertura do festival que contou com uma série de capacitações, onde além de João Gustavo, palestraram, Camila Alves, representando o SEBRAE; Wilson Canelas, representando a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Gregory Andrade, que falou em nome da Setur e Adriana Verdi representando a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

Em sua apresentação, o diretor do CIPOA destrinchou todo o processo de registro para produtores, em especial, os artesanais e discursou a respeito dos processos simplificados, que têm como objetivo, aumentar o número de registros de estabelecimentos e como consequência, melhorar a qualidade e a segurança de produtos de origem animal destinados à população.

João destrinchou todo o processo para registro de estabelecimentos artesanais e industriais

João também falou sobre a equivalência do Estado de São Paulo ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). “A partir desta equivalência, o produtor que já é registrado, pode manifestar sua intenção em se tornar SISBI e assim, passar a comercializar seus produtos para todo o país”, comentou o médico-veterinário.

Além disso, a atividade foi uma oportunidade para que representantes do setor produtivo ouvissem sobre as implementações do Centro de Inspeção em Produtos de Origem Vegetal (CIPOV), que em breve inicia suas atividades, aumentando ainda mais o escopo de produtos inspecionados dentro do Estado. Na ocasião, representou o Centro, sua diretora, a engenheira agrônoma, Cecilia Verardi.

Cecilia Verardi, diretora do CIPOV, também esteve presente e interagiu a respeito de novos registros com diversos produtores

“Temos um amplo mercado de produtos de origem vegetal que também precisa ser explorado e sobretudo, autenticado com a chancela da inspeção que é o que garante a saudabilidade destes produtos, caso da cachaça, do vinho, da cerveja, todos produtos que estão dentro das rotas gastronômicas de São Paulo”, disse João.

“Convidamos a todos os produtores, artesanais ou industriais, a saberem mais sobre o processo de registro, pois todos os esforços estão sendo feitos para que a relação entre inspeção e setor produtivo seja a melhor possível”, convocou João.

Sabor de São Paulo

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, lança o Programa de Valorização da Gastronomia Paulista Sabor de SP. Com o objetivo de formatar, desenvolver e promover produtores e estabelecimentos gastronômicos, até o final do ano, serão lançadas mais 03 (três) novas rotas gastronômicas, totalizando até 2024, 10 roteiros turístico gastronômicos, que aquecerão  a economia de 28 regiões turísticas do Estado de SP.

O Programa Sabor de São Paulo, divulgará a diversidade gastronômica do nosso Estado, realçando a autenticidade, a cultura e a história da gastronomia paulista, através dos mais emblemáticos produtores e restaurantes, envolvendo 240 cidades.

O programa acontecerá em 3 etapas e  durante uma semana. Será a Semana Sabor de SP, uma grande e incrível jornada gastronômica, que se estenderá até o início de 2024.

Por Felipe Nunes

x