Facebook Twitter Youtube Flickr
06/02/2023

Treinamento capacita responsáveis técnicos de estabelecimentos de abate registrados em serviço de inspeção

Atualizado em 06/02/2023

Atividade terá foco nas boas práticas de manejo no pré-abate a abate

Acontece nessa segunda e terça-feira (6 e 7), com realização da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) a partir de seu Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (CIPOA) em conjunto com o Grupo Técnico de Trabalho (GTT), treinamento para médicos-veterinários responsáveis técnicos (RT’s) de estabelecimentos de abate registrados no Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISP-POA). A atividade, que terá foco nas boas práticas de manejo no pré-abate e abate, acontece em formato on-line e seu primeiro módulo vai tratar de bovinos e suínos. No próximo dia 13, o treinamento acontece para o segmento das aves.

“É uma atividade que capacita os RT’s para que possam coordenar as atividades de pré-abate e abate, respeitando os preceitos de bem-estar animal, implementando e integrando as boas práticas de manejo pré-abate e abate ao plano de trabalho do estabelecimento”, comenta Bruno Bergamo, médico-veterinário e diretor do CIPOA.

“Além disso, o treinamento capacita os servidores da CDA para a realização das atividades de pré-abate e abate, além do foco em manejo higiênico-sanitário”, completa o diretor.

Para a realização da atividade, o CIPOA leva em consideração a Portaria MAPA 365/2021 que aprova o regulamento técnico de manejo pré-abate e abate humanitário, o Decreto 39.972/95 que estabelece normas de abate animal e a Resolução CFMV 1.236/2018 que define e caracteriza crueldade, abuso e maus-tratos contra animais vertebrados e dispõe sobre a conduta de médicos-veterinários.

“Com a reestruturação da SAA estabelecida pelo Decreto 66417/2021, a CDA passou oficialmente a promover boas práticas em bem-estar para os animais de peculiar interesse do Estado. Sendo assim, é fundamental que os estabelecimentos SISP, efetivamente implementem as boas práticas de manejo no pré-abate e abate dos animais de produção e que os servidores que atuam no Serviço de Inspeção do Estado de São Paulo estejam aptos a acompanhar o cumprimento das normas de bem-estar animal pelos estabelecimentos SISP”, destaca Bruno Bergamo.

Na programação, diversas palestras e a participação do zootecnista José Rodolfo Ciocca, que desde 2003 trabalha com o tema de bem-estar animal e comportamento de animais de produção. Além disso, o convidado já passou pela gerencia de agropecuária sustentável da World Animal Protection, onde desenvolveu práticas e sistemas sustentáveis de produção visando o bem-estar animal. Atualmente Ciocca é diretor executivo da Produtor do Bem Certificação de Sustentabilidade.

Por Felipe Nunes

x