Facebook Twitter Youtube Flickr
27/03/2024

Avicultura - Auditoria do Reino Unido verifica instalações para manutenção de acordos comerciais

Atualizado em 27/03/2024 às 13h52

Auditoria conheceu instalações de granjas e laboratórios

Entre os dias 22 e 25 de março, técnicos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) receberam auditores do Reino Unido, membros do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (DEFRA). Na ocasião, os auditores conheceram de perto as atividades do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Campinas, o incubatório de avós da empresa Aviagen no município de Rio Claro e as instalações do Instituto Biológico em Descalvado.

A auditoria teve como objetivo, apresentar aos representantes do DEFRA, os procedimentos de atendimento à notificação de suspeitas de ocorrência de Influenza Aviária além da Doença de Newcastle, a estruturação dos sistemas de emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA’s), legislações existentes, entre outros. “Com isso, pretendemos atender a finalidade de conceituar e validar a regionalização dos focos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade que possam vir a ocorrer no Brasil”, comenta Paulo Blandino, médico-veterinário e gerente do Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA).

“O Reino Unido é um importante parceiro comercial do Brasil e esta transparência na apresentação de informações, contribui para a creditação de acordos comerciais”, acrescenta Paulo.

Influenza Aviária

Desde a detecção do primeiro foco de IAAP no Estado de São Paulo, em 03 de junho, foram inspecionados mais de 150 mil animais, somando mais de 1000 ações de vigilância feitas de casa em casa. Foram realizados cerca de 250 atendimentos a notificações de suspeitas de ocorrência de influenza aviária, dos quais, foram diagnosticados 54 focos para Influenza Aviária de alta patogenicidade, com o acometimento de 90 aves.

Todos os casos confirmados são em aves silvestres, o que mantém o status de livre da doença para a exportação, uma vez que a doença não foi detectada em granjas comerciais.

Ações de educação e distribuição de materiais informativos também fazem parte do pacote de medidas para o combate à doença. Divulgação em veículos de comunicação diversos, também estão entre as medidas.

Por ser uma zoonose, trabalhos de educação também vêm sendo desenvolvidos junto com outras instituições como Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, projetos de monitoramentos de praias, prefeituras municipais e ICMBIO.

Além disso, a CDA disponibiliza painel com atualização diária que pode ser acessado em https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiYTExOTY5NjYtZTFkMC00ZjQzLWJiZWQtNTNjYjg4ZjQ5ODI5IiwidCI6IjNhNzhiMGNkLTdjOGUtNDkyOS04M2Q1LTE5MGE2Y2MwMTM2NSJ9

Por Felipe Nunes

x