Facebook Twitter Youtube Flickr
10/05/2024

Capacitação - Parceria entre Defesa Agropecuária e Sebrae oferece workshop sobre liderança para diretores

Atualizado em 10/05/2024 às 11h49

Capacitação aconteceu na Unidade do Sebrae em Santos

Com o objetivo de propiciar reflexão, prática e ampliação de conhecimentos a respeito dos processos de liderança, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), realizou entre os dias 7 e 9 de maio, um Workshop destinado aos diretores das 40 regionais e dos programas sanitários das áreas animal e vegetal da Defesa Agropecuária. A atividade aconteceu na unidade do SEBRAE em Santos.

Na ocasião, os participantes foram os primeiros agentes públicos estaduais do país a serem capacitados no programa que o Sebrae chama de “Rotas de Liderança”. Diretores tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em dois aspectos: Inteligência Emocional e Comunicação Assertiva.

Júpter Furquim foi o responsável pelas dinâmicas envolvendo a Comunicação Assertiva



Clóvis Ferratoni ministrou atividade sobre Inteligência Emocional



Capacitação foi oportunidade para novas interações entre os servidores

“A parceria com o Sebrae foi de grande importância para a Defesa Agropecuária, pois foi uma oportunidade de crescimento para os servidores estaduais, levando melhoria no gerenciamento de equipes e o aprimoramento no atendimento ao cidadão paulista”, comenta Maria Carolina Guido, médica-veterinária e diretora do Departamento de Capacitação e Educação em Saúde Única (DECESUN) da CDA.

Anteriormente, no mês de abril, consultores do Sebrae haviam recebido capacitação voltada ao registro de estabelecimentos artesanais. Naquela oportunidade, os consultores puderam conhecer mais sobre os novos enfoques do Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP) para direcionarem pequenos produtores a se registrarem.

“Para a Unidade de Políticas Públicas e Relações Institucionais do Sebrae SP, é de extrema importância buscarmos novas propostas de políticas públicas que estejam alinhadas com a Missão do Sebrae, sobretudo com a melhoria do ambiente de negócios ao micro e pequeno empreendedor. Mas este trabalho seria incompleto e ineficiente sem a parceria e atuação da Coordenadoria de Defesa Agropecuária. Então, a qualidade do evento tem toda a relação com o engajamento dos servidores estaduais. Nós que agradecemos imensamente a parceria nesta capacitação”, destaca Lizzie Andreia Melhado, gerente de Políticas Públicas e Relações Institucionais do Sebrae.

Reunião Interna

Após as capacitações, servidores da Defesa Agropecuária realizaram reunião interna para alinhamentos diversos envolvendo as duas áreas, animal e vegetal. Dentre os temas debatidos entre coordenação e os diretores, as novas funcionalidades do GEDAVE 2.0 e suas necessidades diante o lançamento da plataforma, informações a respeito de procedimentos para o andamento de campanhas, como a de atualização de rebanhos e a de vacinação contra a Brucelose, atualização da frota e uma dinâmica de grupo que destacou pontos fortes e pontos fracos da instituição e como estes poderiam ser melhorados.

Coordenação alinhou questões internas junto a diretores

“Esse tipo de capacitação é uma forma de tentarmos sair um pouco da rotina de trabalho e de nos qualificarmos para tocarmos com mais qualidade, as atividades de Defesa Agropecuária”, disse Luiz Henrique Barrochelo, médico-veterinário e coordenador da CDA.

Por Felipe Nunes

x