Gestão - Ministério da Agricultura finaliza auditoria do Programa de Avaliação da Qualidade e Aperfeiçoamento dos Serviços Veterinários, o Quali-SV
Auditoria teve encerramento nesta quinta-feira (19) na sede em Campinas
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) finalizou nesta quinta-feira (19), na sede da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), a auditoria do Programa de Avaliação da Qualidade e Aperfeiçoamento dos Serviços Veterinários, o Quali-SV, ferramenta desenvolvida pelo órgão federal para organizar, aperfeiçoar e padronizar as ações executadas pelos Órgãos Executores de Sanidade Agropecuária (OESA’s).
A atividade, que teve início no último dia 11 de setembro, passou pelas etapas online e presencial e ao todo, sete, das 40 regionais da Defesa Agropecuária, foram auditadas, além do Departamento de Logística Laboratorial (DELLAB). Nas ocasiões, os auditores puderam conferir recursos humanos, físicos e financeiros, capacidade técnica e gestão, além de estrutura organizacional.
Sete regionais e o Departamento de Logística Laboratorial passaram pela auditoria
“Passamos pela terceira auditoria desde que o MAPA, através do Quali-SV, passou a avaliar os serviços executados pela Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo e a única certeza que temos diante das solicitações, é que certamente passamos por uma grande evolução em nosso serviço, seja ele nos setores físicos, mas também humanos”, comentou Luiz Henrique Barrochelo, médico-veterinário e coordenador da Defesa Agropecuária.
“Houveram grandes investimentos, diversas mudanças foram instituídas, incluindo a criação de uma assessoria especial para tratar do QUALI no sentido de atendermos todo o plano de ação estipulado”, acrescentou Barrochelo.
Equipes dividiram-se entre seis das sete regionais, caso de Itapetininga que recebeu a auditoria na última terça-feira
A partir de agora, a previsão é que o relatório de auditoria saia em 90 dias e que, a partir dele, seja elaborado o Plano de Ação para ser executado em 2025.
Por Felipe Nunes