Facebook Twitter Youtube Flickr
27/09/2024

Greening - Atividade conjunta entre Defesa Agropecuária, CATI e Fundecitrus aborda atualizações para o combate à doença

Atualizado em 27/09/2024 às 14h22

Danilo Romão (à dir.) representou a Defesa Agropecuária

A fim de atualizar produtores e demais envolvidos na cadeia citrícola sobre as ações de combate ao Greening, doença que ameaça a citricultura paulista, aconteceu esta semana, nos dias 24 e 25, no município de Bauru, atividade conjunta entre a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), ambas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) e o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus). Na ocasião, os participantes puderam atualizar os conhecimentos acerca do combate à doença e participaram de um dia de campo, onde foram capacitados quanto às práticas de manejo.

No módulo teórico, palestraram o engenheiro agrônomo Sergio Ricardo Sanches do Nascimento representando o Fundecitrus e o engenheiro agrônomo e gerente do Programa Estadual de Pragas Quarentenárias Presentes da Defesa Agropecuária, Danilo Romão.

Danilo abordou junto ao público, cerca de 26 participantes, as legislações que regem as ações de Defesa Agropecuária para o combate ao Greening. “Foi uma ótima oportunidade para atualizarmos os participantes que serão multiplicadores das informações, incluindo os colegas da CATI que estão sempre em contato com os produtores nas casas da agricultura”, disse Romão.

Romão abordou a legislação que rege as atividade de Defesa Agropecuária para o combate à doença

Por sua vez, Sergio Ricardo apresentou fatores considerados determinantes para a evolução da doença nas diferentes regiões do Estado. “Os participantes puderam conferir como a doença tem evoluído e como a citricultura tem migrado para outras regiões não somente aqui em Bauru, mas inclusive para fora do Estado”, alertou o agrônomo.

Parte prática dedicou-se às boas práticas de manejo

Canal de Denúncias

A iniciativa faz parte de uma série de ações que serão adotadas pelo Governo para controlar o Greening. O canal de denúncia tem como objetivo informar à Defesa Agropecuária a localização desses pomares de citros abandonados ou mal manejados, para que sejam feitas ações de educação e conscientização do produtor para que sejam adotadas as medidas necessárias para controle do Greening. De acordo com a Portaria SDA/MAPA nº 317, de 21 de maio de 2021, e com a Resolução SAA nº 88, de 08 de dezembro de 2021, em todos os pomares com plantas de citros, é obrigatória a realização do controle eficiente do psilídeo, e nos pomares com até oito anos de idade, deve ser feita pelo produtor a eliminação de plantas sintomáticas.

Para ter acesso ao canal direto, acesse https://survey123.arcgis.com/share/ecdf23310ba74c36809928b7e13df6c5?portalUrl=https://geo.cati.sp.gov.br/portal.

Greening

O Greening é causado pela bactéria Candidatus Liberibacter spp., e disseminado pelo psilídeo (Diaphorina citri). A doença acomete todas as plantas cítricas, e não tem cura: uma vez contaminada, não é possível eliminar a bactéria da planta, que fica agindo como fonte de inóculo para contaminação de outras plantas. O Greening é hoje a doença que mais ameaça a citricultura no mundo.

Por Felipe Nunes

x