Representação - Defesa Agropecuária marca presença em atividade que celebrou a sanidade avícola e suína no Brasil
Realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) entre os dias 3 e 5 de dezembro, aconteceu em Brasília, com o objetivo de comemorar os 30 anos de criação do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) e os 20 anos do Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos (PNSS), a atividade “Saúde Animal em Constante Evolução”. Na ocasião, estiveram presentes representantes dos Serviços Veterinários Oficiais (SVO’s) dos 27 Estados brasileiros.
Para representar a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), fizeram-se presentes os médicos-veterinários Luiz Henrique Barrochelo, coordenador da CDA; Paulo Blandino, gerente do Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA); Artur Felício, gerente do Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos (PESS) e Fernando Gomes Buchala, ex-coordenador da Defesa Agropecuária.
Representantes dos programas estaduais de todo o país estiveram presentes
A atividade foi marcada por apresentações técnicas pautadas em sanidade relativa a ambos os programas com apresentações nacionais e internacionais. Palestrantes da Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Paraguai e Brasil, apresentaram dados relacionados às ações de enfrentamento aos focos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).
“Importante atividade que reforça que se mantenham as orientações para que o país permaneça em alerta para IAAP, mantendo a vigilância e a interrelação entre as diferentes instituições”, comentou Blandino.
Com relação ao Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos (PNSS), palestras técnicas demonstraram as ações do MAPA e de demais agências de defesa do país nas zonas não livres da Peste Suína Clássica (PSC) para erradicação da doença.
Além disso, a atividade abordou atualizações sobre a Peste Suína Africana (PSA) na República Dominicana e em países da Europa, trazendo também, um importante panorama epidemiológico relacionado ao Javali.
Homenagem
Durante o evento, personagens ilustres e que fizeram parte da história do PNSA e também do PNSS foram homenageados, com destaque para o ex-coordenador da Defesa Agropecuária de São Paulo, o médico-veterinário Fernando Gomes Buchala, que também já foi responsável pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola PESA-SP. A homenagem ressaltou sua importante participação na criação do PNSA e as ações diretas na manutenção da sanidade avícola nacional, em especial ao enfrentamento à Laringotraqueíte Infecciosa ocorrida no Estado de São Paulo.
Fernando Buchala foi homenageado por suas contribuições nos programas nacional e estadual de sanidade avícola
“São 30 anos trabalhando nos programas nacional e estadual. Em 1995 implantamos o programa em São Paulo e sempre olhando pra frente, sempre preocupado com o presente e sempre projetando o futuro. É um momento para usarmos a energia que nos conduziu até aqui para que ela contagie o curso para os próximos 30 anos”, disse o homenageado.
Por Felipe Nunes