Sanidade Animal - Circuito Estadual para Controladores de Javali inicia os trabalhos com capacitação em Guaratinguetá
Atividade aconteceu em Guaratinguetá e contou com público participativo
Aconteceu na noite da última quinta-feira (7), no município de Guaratinguetá, a primeira capacitação do ano para controladores de javali. A atividade, realizada pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) com o apoio do Sindicato Rural de Guaratinguetá, Associação Agropecuária de Guaratinguetá, da Associação Brasileira de Caçadores “Aqui tem Javali” e do Clube de Tiro “Cunha Hunter”, integra o III Circuito Estadual para os controladores. Na ocasião, foi responsável pela capacitação, o médico-veterinário e gerente do Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos (PESS), Artur Felício.
De acordo com a diretora da CDA Regional de Guararatinguetá, a médica-veterinária Ana Paula Cunha Belchior, o treinamento é de suma importância para a região, uma vez que os relatos de ataques vêm aumentando a cada dia. "Importante també destacar a importância da colaboração ativa do líder dos controladores de javali na região, o Benedito Ezequiel do Prado, mais conhecido como 'Kel", ressaltou a diretora.
Em sua apresentação, o médico-veterinário fez um breve contexto do desenvolvimento da espécie no país, relacionou doenças zoonóticas com doenças de peculiar interesse do Estado, destrinchou a Resolução SAA 41/21 que estabelece os procedimentos para a vigilância epidemiológica, trânsito e destinação de carcaças de javalis e ainda, orientou os participantes quanto ao cadastro junto a CDA e sua importância dentro do Plano Integrado.
“O maior objetivo das capacitações, é que vocês controladores, após o cadastro junto à Defesa Agropecuária, passem a contribuir com o plano como agentes de vigilância em saúde única”, comentou o gerente.
Em sua palestra, Artur também relacionou a espécie suína com os morcegos hematófagos, com os cães, com os bovinos e humanos com a definição de saúde única que engloba pessoas, animais e o meio ambiente. “Vocês controladores, que têm contato direto com o animal, precisam se atentar quanto às doenças que vocês podem levar pra dentro de suas próprias casas, assim como acontece com os cães de caça que os acompanham”, relacionou o veterinário.
Atualização cadastral
Também está em andamento a atualização cadastral da população de suínos, que teve início no mês de janeiro. Durante a campanha, proprietários e todos aqueles que a qualquer título tenham alguma das espécies em seu poder ou guarda, devem cadastrar e/ou atualizar a quantidade destes animais até o dia 7 de junho.
O cadastro, que vai ser o censo da população, visa obter informações acerca das espécies, sexo, faixa etária e propriedade ou local onde se encontram.
Para a atualização do cadastro no sistema informatizado de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE), o proprietário deve preencher o formulário que pode ser acessado em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/arquivos/sanidade-animal/declaracao.docx e entregá-lo, preferencialmente por e-mail e em formato digital em uma das unidades da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) mais próxima.
Os endereços das 40 regionais da Defesa Agropecuária e demais contatos podem ser acessados em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/enderecos/.
Formulário de intenção
Para obter informações de quais regiões do Estado gostariam de receber uma capacitação sanitária para os controladores, está aberto formulário de intenção que pode ser acessado em https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=zbB4Oo58KUmD1RkKbMATZV9NVgvJiCRAhM4MOHuByhdUNUM0TVNWV1UxNVQ2UktNRFY3SlAzTTMxRi4u.
Por Felipe Nunes