Facebook Twitter Youtube Flickr
12/08/2024

Sanidade Animal - Médicos-veterinários participam de treinamento sobre atendimento à notificação de suspeitas de doenças vesiculares

Atualizado em 12/08/2024 às 09h14

Atividade aconteceu em Teresópolis no Rio de Janeiro

Com o objetivo de desenvolver habilidades e as competências necessárias para o conhecimento, identificação ou prevenção de qualquer suspeita de doenças vesiculares, médicos-veterinários da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) participaram entre os dias 05 e 09 de agosto, de treinamento promovido pelo Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em Teresópolis (RJ).  

A atividade abordou aspectos clínicos e epidemiológicos da Febre Aftosa, além de noções básicas sobre declaração e gerenciamento de estado de emergência veterinária para a doença. Na ocasião, representaram a Defesa Agropecuárias os médicos-veterinários Bruno César Ribeiro e Flavia Vasques.

Flavia e Bruno (destaques) representaram a Defesa Agropecuária

“A participação dos representantes da CDA no treinamento foi essencial, especialmente considerando a retirada da vacina contra a Febre Aftosa prevista no Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa 2017-2026 (PE - PNEFA). Este cenário impõe novos desafios e exige que os profissionais estejam ainda mais preparados para atuar na identificação e prevenção de doenças vesiculares”, comentou Bruno.

Já para Flavia, participar da atividade foi oportuna para a troca de experiência com outros serviços de defesa agropecuária estaduais. “Essa interação não apenas enriqueceu o conhecimento coletivo, mas também fortaleceu as redes de colaboração, permitindo a construção de estratégias mais eficazes para a proteção da sanidade animal em todo o país”, disse a veterinária.

Notificação obrigatória ao Serviço Oficial

A partir da publicação da Instrução Normativa 50 (IN50), publicada em setembro de 2013 e que determina quais doenças são de notificação obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial, a Defesa Agropecuária conta com o apoio da população em geral (veterinários, produtores, pesquisadores, estudantes) para a identificação de focos de doenças/síndromes em animais terrestres em todo o Estado de São Paulo.

A notificação deve ser feita preferencialmente através do Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (e-SISBRAVET) ou, caso o meio eletrônico não seja acessível, a notificação pode ser feita em uma das regionais da Defesa.

Algumas das principais doenças que estão na lista de doenças de notificação obrigatória são: suspeitas de Raiva, Febre Aftosa, Língua Azul, Estomatite Vesicular, Loque Americana e Europeia, Influenza Aviária e doença de Newcastle, Peste Suína Clássica e Africana, Encefalopatia Espongiforme Bovina, Scrapie, Doença de Aujeszky; exames positivos para: Brucelose (B. abortus e B. suis); Tuberculose Bovina, Mycoplasma (M. gallisepticum; M. melleagridis; M. synoviae); Salmonella (S. enteritidis; S. gallinarum; S. pullorum; S. typhimurium) e outras. A lista completa você pode acessar aqui.

Por Felipe Nunes

x