Sanidade das Abelhas - Defesa Agropecuária aborda diversos aspectos da apicultura durante Congresso Brasileiro
Abertura do Congresso aconteceu na noite do dia 27 com representação da Defesa Agropecuária
Aconteceu entre os dias 27 e 30 de novembro, em Aparecida, o XXIV Congresso Brasileiro de Apicultura (Combrapi) e o X Congresso Brasileiro de Meliponicultura e a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento esteve presente com atendimento ao produtor e massiva participação na programação de atividades.
Durante os três dias de atividades, o congresso ofereceu aos participantes minicursos, apresentações de trabalhos científicos, palestras e mesas redondas com importantes pautas como o efeito dos agrotóxicos na criação das abelhas, técnicas para criação de abelhas nativas, apiterapia, sanidade das abelhas, cadastro, regulamentação da criação e transporte das abelhas, registro de estabelecimentos junto aos órgãos de inspeção, selo arte, utilização das abelhas como polinizadores, normas e regulamentos de rotulagem de produtos das abelhas, entre outros.
As ações de Defesa tiveram início com a apresentação de resumo científico intitulado “Pólen Apícola como meio de Dispersão da Cria Pútrida Europeia – um alerta aos meliponicultores”. O trabalho foi selecionado para apresentação oral na mesa que debateu a temática da biodiversidade e proteção dos biomas e abelhas nativas”. “Na apresentação relatamos um importante atendimento de ocorrência de Cria Pútrida Europeia em abelhas nativas, onde três Estados do Brasil foram envolvidos nos vínculos epidemiológicos”, comenta Renata Taveira, médica-veterinária e gerente do Programa Estadual de Sanidade das Abelhas (PESAb).
Renata Taveira abordou deu início às atividades da CDA durante o Combrapi
Renata também foi responsável por ministrar o minicurso que abordou a questão de como montar uma agroindústria de mel de Apis mellifera e obtenção de registros certificadores, caso do Selo Arte.
Além da gerente do PESAb, Maria Carolina Guido, veterinária e diretora do Departamento de Capacitação e Educação em Saúde Única (DECESUN) também foi responsável por atividades dentro do congresso, iniciando com a palestra que abordou a “Situação da Sanidade das Abelhas no Estado de São Paulo”.
Além da palestra, Maria Carolina também ministrou um minicurso, que desta vez, abordou a “Vistoria Sanitária em Apiários e Meliponários”. “Foi mais uma rica oportunidade de apresentarmos ao público, as ações de Defesa Agropecuária em benefício do setor”, comentou.
Maria Carolina falou sobre a situação da sanidade das abelhas no Estado
Ademais, as representantes da Defesa Agropecuária marcaram presença nas reuniões do Comitê Técnico Científico da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) e da Câmara Setorial do Mel, além do encontro com representantes dos programas de sanidade das abelhas das defesas agropecuárias de outros estados. “Foi uma oportunidade para troca de experiências e para ouvirmos casos de sucesso para o desenvolvimento local do programa”, diz Renata.
Ao final do Congresso, Renata e Maria Carolina, em nome da Defesa Agropecuária, prestaram uma homenagem ao apicultor Joel Santiago de Andrade, presidente da Associação de Apicultores do Pólo Cuesta, com a entrega de uma placa comemorativa agradecendo os relevantes serviços prestados à cadeia. “Foi uma oportunidade de reforçamos ao setor que a Defesa Agropecuária é uma parceira, além de ser o local ideal para celebrarmos o belíssimo trabalho que o Pólo Cuesta vem fazendo pela apicultura paulista”, ressalta Maria Carolina.
Renata e Maria, em nome da Defesa Agropecuária, homenagearam o apicultor Joel Santiago
Para saber mais sobre as ações de sanidade das abelhas, acesse https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/programas/?/sanidade-animal/programa-estadual-de-sanidade-das-abelhas-pesab/&cod=68.
Por Felipe Nunes