Saúde Pública - Defesa Agropecuária desarticula abate clandestino e apreende mais de uma tonelada de produtos irregulares
Local se encontrava totalmente comprometido fora das legislações vigentes
Nesta terça-feira (26), servidores da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) desarticularam, após denúncia, um abate clandestino que funcionava no município de Ibitinga, na regional de Jaboticabal. Na ocasião, médicas-veterinárias constataram 1315 kg (uma tonelada e trezentos e quinze quilos) de carcaças e meias carcaças sem comprovação de origem, além de não terem carimbo ou etiqueta que identificasse a inspeção dos produtos.
“Ao chegarmos no local, verificamos o abate de um suíno além da presença de carcaças em uma câmara improvisada. Além disso, a propriedade possuía uma estrutura de granja com matrizes e leitões totalizando cerca de 441 animais sem cadastro no sistema GEDAVE”, relataram as médicas-veterinárias Hinig Godoy e Ana Claudia Conte, responsáveis pelo atendimento à denúncia.
Além das veterinárias, compuseram a equipe que atendeu a ocorrência, Gustavo Bissoli, engenheiro agrônomo e diretor da Regional de Jaboticabal e o técnico agropecuário Carlos Bermini.
A Defesa Agropecuária informa que o Art. 10, XIV, da Lei 17.373/21 proíbe adquirir, manipular, expedir, transformar, elaborar, preparar, acondicionar, conservar ou distribuir produtos de origem animal oriundos de estabelecimento não registrado no Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animam (CIPOA) ou em outro sistema de inspeção.
Para saber mais sobre as ações de inspeção de produtos de origem animal realizadas pela Defesa Agropecuária acesse https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/programas/?/programa-estadual-de-inocuidade-dos-alimentos/&area=5.
Por Felipe Nunes