SISP -Parceria com Centro Educacional Paula Souza visa registrar produção artesanal de origem animal no Serviço de Inspeção de São Paulo
Alunos de unidades produzem, entre outros, produtos de origem animal
Com o objetivo de fomentar a formação de mão de obra qualificada e registrar as estruturas fabris de produtos de origem animal existentes em unidades do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), está em andamento uma parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (CIPOA). O projeto envolve os cursos de Agropecuária, Agroindústria, Alimentos e Afins do centro educacional.
As primeiras unidades do CEETEPS que podem receber a orientação para as adequações e, posteriormente, o registro do Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP) são as ETEC’s Prefeito José Esteves, em Cerqueira César, e a Orlando Quagliato, em Santa Cruz do Rio Pardo. As unidades possuem laboratório de processamento de lácteos e cárneos e abatedouro pedagógico e um laboratório de processamento de lácteos e cárneos, respectivamente.
“Nesse sentindo, justifica-se a necessidade de apoio às escolas na adequação de práticas, tanto no manejo dos rebanhos, quanto nas fases de processamento e acondicionamento dos produtos artesanais de origem animal, visando agregar valor ao excedente de produção pedagógico dos setores produtivos de bovinocultura de leite, ovinocultura e suinocultura”, comenta Adriana Sampaio Nunes, coordenadora de projetos do CEETEPS.
“O objetivo do projeto será a melhoria da produção de queijaria e charcutaria através de parcerias público-privada com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, República Francesa e Associação Paulista de Queijos Artesanais e Charcutaria na implementação de inovação tecnológica nos processos de produção de novos produtos e adequação a legislação”, acrescenta a coordenadora.
No último dia 21 a direção do CIPOA visitou as dependências das duas unidades. “Pudemos constatar as boas estruturas e equipamentos nos locais, o que nos trouxe grande alento sobre as possibilidades da parceria entre SAA/CDA e Centro Paula Souza. Estamos seguros quanto ao breve registro junto ao SISP nestes dois centros”, revela João Gustavo Loureiro, médico-veterinário e diretor do CIPOA.
Para Loureiro, com o SISP, os centros poderão fomentar o cunho acadêmico e a formação de seus alunos, além de produzir alimentos com a devida certificação de qualidade e, ainda, trazer sustentabilidade com a colocação de seus produtos em todo o Estado de São Paulo.
“A iniciativa, além de garantir segurança alimentar, é uma forma de agregar valor à mão de obra já qualificada pelo CEETEPS. É mais uma frente importante levantada pelo serviço de inspeção de São Paulo, que está fazendo uma revolução no que diz respeito à saudabilidade dos produtos de origem animal produzidos no Estado”, ressalta Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.
Por Felipe Nunes