Facebook Twitter Youtube Flickr
07/06/2024

SISP -Parceria com Centro Educacional Paula Souza visa registrar produção artesanal de origem animal no Serviço de Inspeção de São Paulo

Atualizado em 07/06/2024

Alunos de unidades produzem, entre outros, produtos de origem animal

Com o objetivo de fomentar a formação de mão de obra qualificada e registrar as estruturas fabris de produtos de origem animal existentes em unidades do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), está em andamento uma parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (CIPOA). O projeto envolve os cursos de Agropecuária, Agroindústria, Alimentos e Afins do centro educacional.

As primeiras unidades do CEETEPS que podem receber a orientação para as adequações e, posteriormente, o registro do Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP) são as ETEC’s Prefeito José Esteves, em Cerqueira César, e a Orlando Quagliato, em Santa Cruz do Rio Pardo. As unidades possuem laboratório de processamento de lácteos e cárneos e abatedouro pedagógico e um laboratório de processamento de lácteos e cárneos, respectivamente.

“Nesse sentindo, justifica-se a necessidade de apoio às escolas na adequação de práticas, tanto no manejo dos rebanhos, quanto nas fases de processamento e acondicionamento dos produtos artesanais de origem animal, visando agregar valor ao excedente de produção pedagógico dos setores produtivos de bovinocultura de leite, ovinocultura e suinocultura”, comenta Adriana Sampaio Nunes, coordenadora de projetos do CEETEPS.

“O objetivo do projeto será a melhoria da produção de queijaria e charcutaria através de parcerias público-privada com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, República Francesa e Associação Paulista de Queijos Artesanais e Charcutaria na implementação de inovação tecnológica nos processos de produção de novos produtos e adequação a legislação”, acrescenta a coordenadora.

No último dia 21 a direção do CIPOA visitou as dependências das duas unidades. “Pudemos constatar as boas estruturas e equipamentos nos locais, o que nos trouxe grande alento sobre as possibilidades da parceria entre SAA/CDA e Centro Paula Souza. Estamos seguros quanto ao breve registro junto ao SISP nestes dois centros”, revela João Gustavo Loureiro, médico-veterinário e diretor do CIPOA.

Para Loureiro, com o SISP, os centros poderão fomentar o cunho acadêmico e a formação de seus alunos, além de produzir alimentos com a devida certificação de qualidade e, ainda, trazer sustentabilidade com a colocação de seus produtos em todo o Estado de São Paulo.

“A iniciativa, além de garantir segurança alimentar, é uma forma de agregar valor à mão de obra já qualificada pelo CEETEPS. É mais uma frente importante levantada pelo serviço de inspeção de São Paulo, que está fazendo uma revolução no que diz respeito à saudabilidade dos produtos de origem animal produzidos no Estado”, ressalta Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Por Felipe Nunes

x