Facebook Twitter Youtube Flickr
12/12/2024

Trânsito - Ação coordenada pelo Departamento de Estradas de Rodagem conta com participação da Defesa Agropecuária

Atualizado em 13/12/2024 às 01h57

Ação contou com a participação de diversos órgãos, estaduais e federais

Nos últimos dias 5 e 10, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP), realizou operação coordenada com o objetivo de inspecionar veículos responsáveis por transportar materiais e cargas diversas. Para tal, o DER convocou diversos órgãos, incluindo a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), que na ocasião, foi a responsável pela fiscalização do trânsito de animais vivos, vegetais, materiais de propagação e de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal.

Além da Defesa Agropecuária, estiveram presentes na operação a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), a Secretaria da Fazenda através de sua Delegacia Tributária, a Secretaria de Saúde por meio da Vigilância Sanitária e a Secretaria de Segurança Pública e sua Policia Militar Rodoviária e Corpo de Bombeiros.

Nas duas ocasiões, servidores da Defesa Agropecuária abordaram 36 veículos, os quais continham materiais diversos, além de cargas vivas. Todos os veículos transportavam materiais em acordo com as legislações vigentes.

Ao todo, servidores da Defesa Agropecuária vistoriaram 36 veículos, todos em conformidade com as legislações

Participaram da ação, que aconteceu no município de Itu, nos kms 74 e 18 das rodovias SP-280 e SP-075, respectivamente, servidores das regionais da Defesa Agropecuária de Itapetininga e de Sorocaba representadas na ocasião pelo engenheiro agrônomo Fabricio Tristão, pelo médico-veterinário Ricardo Barão, pelos técnicos agropecuários Luiz Carlos dos Santos e Expedito Gonçalves e pelo agente de apoio João Reinaldo de Barros.

“É muito importante para a Defesa Agropecuária ampliar seu leque de ações conjuntas com outras entidades. Essa maior interação, além de aumentar a capilaridade das ações, traz também o benefício de promover uma maior conscientização da sociedade sobre a necessidade de obedecer às legislações de trânsito de vegetais, animais, seus produtos e subprodutos, já que ocorre um trabalho de educação e divulgação mais amplo e com maior capilaridade”, destaca Erika Ramos Mello, diretora do Departamento de Trânsito e Análise de Riscos (DETRAR).

Por Felipe Nunes

x