Capacitação - 65º edição do Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Emissão de CFO/CFOC está com inscrições abertas
Entre os dias 11 e 13 de março, acontece na sede da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) em Campinas, a 65º edição do Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos (RT’s) para emissão do Certificado Fitossanitário de Origem e do Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFO/CFOC). A atividade, realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em conjunto com a CDA e com o Instituto Biológico (IB), ambos órgãos da SAA, está recebendo inscrições dos(as) engenheiros(as) agrônomos(as) interessados(as) no endereço eletrônico https://hub.fundepag.br/evento/lxv-curso-de-habilitacao-de-responsaveis-tecnicos-para-emissao-de-cfo-cfoc.
Para participar da atividade, o(a) profissional interessado(a) deve possuir registro ou visto junto ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) de São Paulo e fazer o cadastro no sistema GEDAVE pelo link https://gedave.defesaagropecuaria.sp.gov.br/.
De acordo com a Instrução Normativa MAPA nº 33 de 2016, só serão habilitados para emissão de CFO/CFOC, os profissionais que tiverem frequência integral e aproveitamento mínimo de 75% nas avaliações.
Na grade horária, diversas palestras que tratam desde as orientações gerais sobre as normas de certificação até orientações especificas sobre pragas quarentenárias presentes (PQP’s) e pragas de interesse de países importadores. Nesta edição, o foco será a cadeia produtiva dos citros.
“Nesta edição, devido a predominância de interessados visando atender o mercado de citros in natura, focamos em pragas que viabilizam o mercado interestadual e internacional. Objetivamos uma programação direcionada e mais enxuta e para as demais pragas que possuem outras espécies como hospedeiras, iremos aborda-las em edições futuras, conforme demanda dos profissionais”, diz Cristina Abi Rached Iost, engenheira agrônoma e gerente do Programa Estadual de Certificação Fitossanitária e de Exportação de Produtos Vegetais.
A CDA, durante o curso, aborda as normas de certificação fitossanitária de origem e de origem consolidada, trânsito de plantas ou de produtos vegetais, legislações de SMR, Cancro Cítrico, Pinta Preta e de HLB, além das pragas de requisito de exportação e normas para atendimento a diretiva europeia. A programação completa pode ser acessada em https://hub.fundepag.br/evento/lxv-curso-de-habilitacao-de-responsaveis-tecnicos-para-emissao-de-cfo-cfoc.
Por Felipe Nunes