Capacitação - Série de atividades vai atualizar responsabilidades e obrigações de médicos-veterinários privados habilitados e cadastrados junto à Defesa Agropecuária
Tem início no próximo dia 2 de abril, em Presidente Prudente, uma série de atividades que irá percorrer todo o Estado com o objetivo de atualizar responsabilidades e obrigações dos médicos-veterinários habilitados e/ou cadastrados junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA). As atividades serão coordenadas pelo Programa Estadual de Cadastro e Habilitação de Médicos-Veterinários Privados (PECHMVP) e terão a carga horária de quatro horas por capacitação.
Com estimativa de participação de cerca de 4.400 profissionais, será realizada atualização técnica dos:
-
habilitados para diagnóstico de Brucelose e Tuberculose; colheita de material para diagnóstico de Mormo e dos cadastrados para vacinação contra Brucelose;
-
habilitados para emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA).
O treinamento é obrigatório e os profissionais que se enquadram nos dois tipos de treinamento deverão realizar ambas as capacitações.
Para os médicos-veterinários habilitados para diagnóstico, colheita de material e vacinação contra brucelose e colheita de material para diagnóstico de Mormo, as inscrições podem ser feitas em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/eventos/inscricoes/?action=formlarioInscricoes&id_curso=291.
Já para os profissionais habilitados para a emissão da GTA, o link de inscrição é https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/eventos/inscricoes/?action=formlarioInscricoes&id_curso=293
“Trata-se de uma atividade necessária, haja vista os gargalos existentes na atuação dos veterinários que hoje estão vinculados à Defesa Agropecuária”, comenta João Buosi, médico-veterinário e gerente do PECHMVP.
Dentro da programação da atividade, palestras técnicas que irão abordar as responsabilidades quanto à legislação de defesa sanitária animal; apresentação das legislações vigentes dos programas estaduais que tratam da Febre Aftosa, Brucelose e Tuberculose e Mormo; doenças de notificação obrigatória e normas ético-profissionais do médico-veterinário.
Série de capacitações tem início no próximo dia 2 em Presidente Prudente
Para saber mais sobre a atuação do PECHMVP acesse https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/programas/?/sanidade-animal/programa-estadual-de-cadastro-e-habilitacao-de-medicos-veterinarios-privados-pechmvp-gta/&cod=58.
Por Felipe Nunes