Citricultura - Mudas produzidas em São Paulo compõem o parque citrícola de 16 Estados do Brasil
A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), a partir do seu Programa Estadual de Sanidade na Produção de Materiais de Propagação torna público, dados que revelam que em 2024, o Estado de São Paulo comercializou aproximadamente 20 milhões de mudas que compuseram pomares citrícolas em 16 estados brasileiros. Além de São Paulo, obtiveram mudas com origem paulista os estados do Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul e Tocantins.
Distribuição geográfica do destino das mudas comercializadas e produzidas em São Paulo
Cerca de 54% das mudas produzidas foram destinadas ao mercado interno, sendo São Paulo o maior produtor de citros do Brasil, possuindo um parque citrícola com aproximadamente 215 milhões de plantas. O principal destino das mudas exportadas foi Minas Gerais, que adquiriu mais de 5 milhões de unidades.
“São Paulo adota normas fitossanitárias rigorosas para a produção de materiais de propagação de citros. Essas normas incluem a obrigatoriedade da rastreabilidade, desde a semente até a muda finalizada, produção em ambientes protegidos, além da realização de exames laboratoriais para a detecção de diversas pragas, como greening, cancro cítrico, nematoides, CVC e gomose”, comenta Alexandre Paloschi, engenheiro agrônomo e diretor do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Vegetal (DDSIV).
“A Defesa Agropecuária, por meio de seus agentes, realiza um trabalho contínuo para garantir o cumprimento dessas normas, assegurando a produção de materiais de propagação com altíssima qualidade sanitária”, destaca Veridiana Zocoler de Mendonça, engenheira agrônoma e gerente do Programa Estadual de Sanidade dos Citros”, destaca Veridiana Zocoler de Mendonça, engenheira agrônoma e gerente do Programa Estadual de Sanidade dos Citros.
A fim de dar maior publicidade às informações, a Defesa Agropecuária divulga os dados da citricultura paulista em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/estatisticas/dados-da-citricultura-paulista,3.html.
Por Felipe Nunes