Citricultura - Série de fiscalizações contra o Greening realiza inspeção de mais de três milhões de plantas
Sete equipes, formadas por engenheiros agrônomos e técnicos agropecuários da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) realizaram, entre os dias 10 e 21, força-tarefa que visou o combate ao HBL (Greening), uma das maiores ameaças à atividade citrícola. Na ocasião, as equipes percorreram as regionais de Avaré, Itapeva e Mogi Mirim e realizaram a inspeção de 3.370.627 (três milhões, trezentos e setenta mil, seiscentos e vinte e sete) plantas em pomares de 48 propriedades.
Agrônomos orientaram produtores quanto ao manejo dos pomares com menos de oito anos
“Dando sequência às ações de combate ao Greening, demos início aos trabalhos em 2025 em propriedades de regionais em que mais percebemos a ausência da entrega do relatório semestral Cancro/Greening que teve seu prazo encerrado no último dia 15 de janeiro”, comenta Danilo Romão, gerente do Programa Estadual de Pragas Quarentenárias Presentes (PEPQP).
“Desta forma, aproveitamos a conferência da documentação relacionada aos pomares junto aos produtores e realizamos a inspeção nas plantas, ação que visa identificar plantas sintomáticas não erradicadas em pomares com menos de 8 anos, além de identificar ninfas do psílidio, inseto vetor da doença”, acrescenta o gerente.
A ação emitiu 48 notificações e a partir destas, os produtores possuem um prazo para melhorar o manejo e o controle do inseto vetor a fim de reduzir a incidência do mesmo nos pomares, diminuindo assim, a transmissão da doença.
Equipes dividiram-se entre as regionais de Avaré, Itapeva e Mogi Mirim
“São ações e medidas que têm como objetivo manter a sanidade do parque citrícola paulista e manter São Paulo como o maior polo de produção do fruto no país”, reforça Danilo.
Para saber mais sobre as ações do PEPQP acesse https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/programas/?/sanidade-vegetal/programa-estadual-de-pragas-quarentenarias-presentes-pepqp/&cod=55.
Por Felipe Nunes