Inspeção - A convite do Sebrae, Defesa Agropecuária aborda simplificação de registro de produtores artesanais na Festa do Boi no Rio Grande do Norte
Com a apresentação intitulada “Como São Paulo entendeu e recebeu os artesanais – simplificar para registrar”, a Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) participou, na última sexta-feira, dia 18 de outubro, da edição 2025 da Festa do Boi, maior feira agropecuária do Nordeste realizada em Parnamirim no Rio Grande do Norte. A atividade surgiu após convite do Serviço Brasileiro de Apoios às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da secretaria de agricultura do RN.
Apresentação destinada a produtores artesanais lotou o espaço "Juntos pelo Agro"
(Créditos: Luana Tayze)
Na ocasião, representou a Defesa Agropecuária o médico-veterinário João Gustavo Loureiro, responsável pela Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal (CIPOAV). “Fomos convidados a compartilhar com os produtores, autarquias e institutos do Rio Grande do Norte e de outros estados nordestinos presentes, um de nossos programas de maior sucesso que é desburocratização do registro dos estabelecimentos artesanais junto ao Serviço de Inspeção de São Paulo, o SISP, e como esse modelo pode ser perfeitamente aplicado por outros órgãos de inspeção”, comentou João.
Em sua apresentação, João apresentou aos presentes, todo o processo de registro para produtores, em especial, os artesanais e discursou a respeito dos processos simplificados, que têm como objetivo, aumentar o número de registros de estabelecimentos e como consequência, melhorar a qualidade e a segurança de produtos de origem animal destinados à população.
João apresentou processos de simplificação que podem ser aplicados por demais serviços de inspeção
(Créditos: Luana Tayze)
Atualmente o Estado de São Paulo conta com 220 estabelecimentos artesanais registrados no SISP, tendo a demanda pelo registro de estabelecimentos artesanais crescido exponencialmente desde 2023 a partir da aprovação da Resolução SAA nº 63, que aprovou e simplificou os procedimentos de registro, reforma, ampliação e alteração cadastral de estabelecimentos registrados sob a forma de artesanal junto à Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal (CIPOAV).
Para Kessianny Souza, analista técnica do Sebrae RN, a participação da Defesa Agropecuária na Festa do Boi 2025 foi um marco para a cadeia produtiva do Rio Grande do Norte e de toda a região Nordeste. “Sua palestra, ao detalhar a experiência de São Paulo no SISP Artesanal, ofereceu um roteiro prático e inspirador de como podemos simplificar a burocracia sem abrir mão da segurança sanitária”, celebrou Kessianny.
“A clareza com que ele demonstrou que é possível adaptar e aplicar esse modelo de registro simplificado aqui no Nordeste nos dá o impulso necessário para acelerar a formalização dos nossos empreendimentos artesanais. O conhecimento compartilhado é fundamental para que nossos produtores possam agregar valor aos seus produtos, acessar novos mercados e garantir a qualidade que a população potiguar e nordestina merece”, concluiu.
Por Comunicação Defesa Agropecuária













