Sanidade Vegetal - Conservação e Preservação do Solo é tema de palestra durante treinamento promovido pela Defesa Civil
Treinamento "Chuvas de Verão" percorreu o Estado e contou com a participação de diversas prefeituras
A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) finalizou no último dia 29 de janeiro, sua participação no Treinamento “Chuvas de Verão”, iniciativa realizada pela Defesa Civil com foco na prevenção de desastres naturais e na preparação do Estado para a temporada de chuvas intensas. Na ocasião, a Defesa Agropecuária foi representada pelo engenheiro agrônomo Reginaldo A. de Souza, gerente do Programa Estadual do Uso, Conservação e Preservação do Solo Agrícola.
“Durante os cinco encontros, que reuniu o corpo técnico da Defesa Civil e representantes de diversas prefeituras, foi possível abordar questões sobre os processos de erosão e sobre como podemos evita-los, até a legislação em vigor que versa sobre a proteção do solo agrícola”, comenta Reginaldo.
As apresentações aconteceram nos municípios de Ouroeste, Serrana, Bernardino de Campos, Martinópolis e Araraquara. “Importante salientar que esta oportunidade foi uma oportunidade para estreitarmos os laços com a Defesa Civil que passa a ser mais um dos olhos da Defesa Agropecuária no sentido de resguardar o uso e a conservação do solo em todos os municípios do Estado de São Paulo”, acrescenta o gerente.
Reginaldo abordou os aspectos que levam a erosões e atualizou a legislação vigente para o uso e preservação do solo
Além do treinamento, para este ano, a Defesa Civil contará com novos radares meteorológicos, inovação que faz parte da modernização do Sistema de Monitoramento Climatológico do Estado de São Paulo e contempla a integração com equipamentos de maior modernidade.
Para saber mais sobre as ações de preservação do solo realizadas pela Defesa Agropecuária, acesse https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/programas/?/conservacao-e-preservacao-do-solo/programa-estadual-de-uso-conservacao-e-preservacao-do-solo-agricola/&cod=28.
Por Felipe Nunes