Facebook Twitter Youtube Flickr
18/06/2025

Sanidade Vegetal - Em Herculândia, Polícia Militar Ambiental aciona Defesa Agropecuária e mais de 2000 mudas cítricas irregulares são apreendidas e destruídas

Atualizado em 18/06/2025 às 14h03

Equipes foram acionadas após ronda da Polícia Militar Ambiental

Na tarde desta segunda-feira (16), equipes da Regional de Tupã da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) foram acionadas para atendimento à denúncia que versava a respeito de mudas cítricas acondicionadas em local irregular no município de Herculândia. Na ocasião, foram responsáveis pela denúncia, policiais militares ambientais que patrulhavam a localidade e que têm conhecimento das ações de combate ao comércio irregular de mudas e materiais de propagação.

No local, servidores encontraram 2330 (duas mil, trezentas e trinta) mudas cítricas e outras 276 mudas de café que seriam comercializadas irregularmente. “A ação foi possível graças ao trabalho conjunto que já vem sendo desenvolvido em conjunto com a Polícia Militar Ambiental desde de 2023, ano em que lançamos o canal de denúncias de pomares abandonados ou mal manejados”, comenta Danilo Romão, engenheiro agrônomo e gerente do Programa Estadual de Pragas Quarentenárias, responsável pelas ações de combate ao HLB/Greening, doença que ameaça a citricultura em todo o mundo.

O canal de denúncias é uma iniciativa que faz parte da série de ações que estão sendo adotadas pelo Governo para controlar o Greening/HLB. O canal tem como objetivo informar à Defesa Agropecuária a localização de pomares de citros abandonados ou mal manejados, para que sejam feitas ações de educação e conscientização do produtor para que sejam adotadas as medidas necessárias para controle da doença.

De acordo com a Portaria SDA/MAPA nº 317, de 21 de maio de 2021, e com a Resolução SAA nº 88, de 08 de dezembro de 2021, em todos os pomares com plantas de citros, é obrigatória a realização do controle eficiente do psilídeo, e nos pomares com até oito anos de idade, deve ser feita, pelo produtor, a eliminação de plantas sintomáticas.

Para ter acesso ao canal direto, acesse https://survey123.arcgis.com/share/ecdf23310ba74c36809928b7e13df6c5?portalUrl=https://geo.cati.sp.gov.br/portal.

Relatório Cancro/Greening

Com o objetivo de conhecer a realidade dos pomares paulistas, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) informa aos produtores de citros que o relatório Cancro/Greening deve ser entregue até o dia 15 de julho. A declaração deve ser enviada através do sistema informatizado de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE) e deve conter o resultado das vistorias trimestrais para cancro cítrico e HLB/Greening realizadas entre 1.º de janeiro e 30 de junho de 2025 em todas as plantas cítricas da propriedade.

A entrega dos relatórios com dados reais permite que a equipe técnica da Defesa Agropecuária tenha informações precisas sobre a dispersão e incidência de pragas, possibilitando um melhor direcionamento das ações de defesa fitossanitária e de políticas públicas.

No Estado de São Paulo, a entrega do relatório é obrigatória para todos os produtores independente da idade das plantas e o atraso ou a não entrega sujeita o produtor às sanções previstas no Decreto Estadual Nº 45.211, de 19 de setembro de 2000.

Por Felipe Nunes

x