Sanidade Vegetal - No município de Arandu, Defesa Agropecuária aborda conservação do solo dentro do projeto Jovem Agricultor do Futuro
A convite da Prefeitura Municipal de Arandu, município localizado na Regional de Avaré, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) esteve presente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município na última sexta-feira (9) representada pela engenheira agrônoma, Elisa Adriano, que na ocasião, abordou junto aos alunos, questões relacionadas à Conservação do Solo Agrícola. A atividade foi parte integrante do projeto “Jovem Agricultor do Futuro” que tem como objetivo, promover a formação profissional e pessoal de adolescentes e jovens que vivem nas áreas rurais.
A proposta pedagógica do projeto inclui aulas teóricas e práticas abordando temas como agricultura, meio ambiente, cidadania, ética, segurança no trabalho e gestão rural. As atividades são aplicadas de forma dinâmica, com foco no desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais que contribuam para a inserção dos jovens no mercado de trabalho ou para o fortalecimento das atividades familiares no campo.
Elisa apresentou tipos de solos e simulou uma erosão junto aos jovens
"Foi uma apresentação voltada ao público mais jovem e fizemos dinâmicas a partir da análise de solos de floresta e de solo degradado para que eles tivessem uma interação e pudessem sentir a textura, o cheiro e a cor do solo nessas diferentes condições. Já no final, fizemos uma simulação de erosão em solo descoberto, em solo com palhada e também com vegetação viva", comenta Elisa.
De acordo com Kelly Cristine Bernardo, secretária do Desenvolvimento Rural de Arandu, que também esteve presente na atividade, o projeto representa um importante investimento no desenvolvimento humano e na sustentabilidade do meio rural. "A partir disso formamos jovens conscientes, capacitados e comprometidos com o futuro da agropecuária", reforçou.
Atividade contou com parte prática e alunos puderam sentir texturas, cores e cheiros dos solos
O projeto conta também com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR - SP) e do Sindicato Rural de Avaré.
Por Felipe Nunes