Facebook Twitter Youtube Flickr
11/04/2025

Saúde Pública - Em atendimento à denúncia, Defesa Agropecuária retira de circulação 80kg de produtos de origem animal abatidos ilegalmente

Atualizado em 11/04/2025 às 15h24

No final da tarde desta quinta-feira (10), servidores da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), atenderam denúncia do Ministério Público (MP) que versava sobre abate clandestino no município de Ibitinga. No local, os servidores constataram que se tratava de um caso reincidente de abate de suínos, local que já havia sido desarticulado em novembro de 2024 com a apreensão de mais de uma tonelada de produtos irregulares.

Local já havia sido deflagrado em novembro de 2024

Trata-se de local que conta com toda a estrutura para a prática ilegal com ganchos, latões de água fervente, depiladeira, todos estes indicando uso intenso e contendo sinais de sujeira, pelos, sangue, além de pedaços de órgãos”, relata a médica-veterinária que atendeu a denúncia.

No local, a equipe constatou as carcaças de cinco suínos já abatidos totalizando cerca de 80kg de produtos que seriam distribuídos para comercialização. Além dos animais abatidos, haviam outros 160 suínos na propriedade. Devido à ocorrência, as polícias civil e científica foram acionadas para acompanhar o caso.

Além dos animais abatidos propriedade continha mais 160 animais

Foi lavrado auto de infração com interdição do local e as carcaças foram apreendidas e destinadas à graxaria para destruição.

A CDA informa que o Art. 10, XIV, da Lei 17.373/21 proíbe adquirir, manipular, expedir, transformar, elaborar, preparar, acondicionar, conservar ou distribuir produtos de origem animal oriundos de estabelecimento não registrado no Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP) ou em outro sistema de inspeção.

A Defesa Agropecuária ressalta ainda que a prática do abate clandestino é crime e compromete o controle sanitário, colocando em risco a saúde pública, pois o consumo de carne proveniente de práticas ilegais pode causar doenças.

Para saber mais sobre as ações de inspeção de produtos de origem animal realizadas pela Defesa Agropecuária acesse https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/programas/?/programa-estadual-de-inocuidade-dos-alimentos/&area=5.

Por Felipe Nunes

x