Facebook Twitter Youtube Flickr
19/08/2025

Uma só Saúde - Defesa Agropecuária realiza palestras para conscientizar crianças sobre os perigos da Raiva em escolas municipais do Litoral Norte e Vale do Paraíba

Atualizado em 19/08/2025 às 16h32

Atividade em Potim aconteceu na manhã desta terça-feira, 19 de agosto

A Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo, por meio da sua unidade de Taubaté, realiza, desde o dia 9 de junho, um ciclo de palestras que tem como objetivo, conscientizar alunos de diversas redes municipais, sobre os perigos da Raiva dos Herbívoros. As atividades aconteceram em Ubatuba e Potim e seguem nos próximos dias nos municípios de Roseira e Lagoinha.

As ações são parte do plano de meta do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros e acontecem sob a supervisão do Departamento de Educação e Uma Só Saúde e ao todo, já atingiram cerca de 500 crianças.

Responsável pelas palestras, para alunos do 4º ao 5º ano, o técnico agropecuário Alexandre Alcides Coelho aborda de forma didática, os perigos e os sinais clínicos da doença nos animais domésticos e de grande porte tanto na zona urbana quanto na zona rural das cidades.

As palestras abordam ainda as diferentes espécies de morcegos com atenção especial ao Desmodus rotundus, principal transmissor da doença e mostram fotos e vídeos com casos reais no intuito de informarem os alunos como identificarem os sinais clínicos e também os possíveis ataques em animais de propriedades.

Materiais didáticos e informativos foram distribuídos aos alunos

Além disso, as atividades são oportunidades para a distribuição de materiais informativos e também didáticos a respeito da doença, dos cuidados necessários para evita-la e também sobre onde e como acionar a Defesa Agropecuária em caso de mordedura ou agressão e para identificação de abrigos, naturais ou artificiais.

Confira fotos em https://www.flickr.com/photos/200974595@N05/albums/72177720328485948

Para mais informações sobre o PECRH e sobre sua atuação no controle populacional do Desmodus rotundus, acesse https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/programas/?/sanidade-animal/programa-estadual-de-controle-da-raiva-dos-herbivoros-pecrh/&cod=39

Uma Só Saúde

Uma Só Saúde é um conceito estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que representa uma visão integrada ente a saúde humana, saúde animal e saúde ambiental, considerando-as indissociáveis, reconhecendo que existe um vínculo muito estreito entre o ambiente, as doenças em animais e a saúde humana.

As interações ecológicas entre humanos e animais acontecem em diversos ambientes e de diferentes maneiras. Essas interações podem ser responsáveis pela transmissão de doenças entre homens e animais, as chamadas zoonoses. De acordo com a OIE, cerca de 60% das doenças humanas tem em seu ciclo a participação de animais, portanto, são zoonóticas, assim como 70% das doenças emergentes e reemergentes.

Por Felipe Nunes

x