Facebook Twitter Youtube Flickr
22/01/2026

Saúde Pública - Defesa Agropecuária desarticula abate clandestino de aves e apreende quatro toneladas de produtos irregulares

Atualizado em 22/01/2026 às 11h53

 

Local em condições precárias de higiene

Na tarde desta quarta-feira, dia 21 de janeiro de 2026, servidores da Defesa Agropecuária em conjunto com a Polícia Civil do Estado São Paulo e a Vigilância Sanitária municipal desarticularam um abatedouro clandestino de aves no município de Hortolândia, região de Campinas. As aves, em sua maioria provenientes de descarte, eram trazidas de vários locais sem qualquer tipo de controle sanitário e abatidas sem respeito aos princípios de abate humanitário. Os procedimentos eram realizados em área rudimentar e com sérias falhas higiênico-sanitárias. Os resíduos de abate eram despejados a céu aberto nos fundos das instalações, onde também foram identificadas carcaças de outros animais.

No local, a equipe constatou a presença de 20 refrigeradores repletos de produtos de origem animal sem comprovação de origem ou inspeção, em embalagens rompidas e sem qualquer controle de validade. Além das carcaças avícolas, haviam cortes suínos armazenados, totalizando 4000kg (quatro toneladas) de produtos irregulares. O número de equipamentos de refrigeração evidenciava a quantidade expressiva de aves que eram abatidas diariamente em condições precárias de higiene. Tal fato, configura sério risco à saúde pública.

Todos os produtos apreendidos foram destinados à desnaturação e transformação em subprodutos não comestíveis. Os envolvidos foram presos e poderão responder por crime contra saúde pública, crime contra as relações de consumo e furto de energia elétrica.

O Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP) da Defesa Agropecuária alerta que apenas produtos de origem animal provenientes de estabelecimentos registrados em órgão de inspeção podem garantir qualidade e inocuidade dos alimentos. Os consumidores devem estar atentos e buscarem pelos carimbos de inspeção nos rótulos dos produtos.

Para saber mais sobre as ações de inspeção de produtos de origem animal realizadas pela Defesa Agropecuária acesse:  

https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/programas/?/programa-estadual-de-inocuidade-dos-alimentos/&area=5.

Por João Gustavo Pereira Loureiro e Marília Masello Junqueira Franco

x