UP - Exportação de lima ácida para a União Europeia
Descrição do Serviço
Este programa objetiva viabilizar a exportação de frutas cítricas in natura para a Comunidade Européia, por parte do produtor/exportador que adere voluntariamente ao programa. Para tanto são realizadas fiscalizações para interceptação de pragas restritivas e auditorias para confirmação de exigências administrativas e fitossanitárias demandadas por exigências dos países importadores e legislações vigentes sobre o assunto.
Das pragas notificadas no Brasil, a Guignardia citricarpa, que é a causadora da mancha preta ou pinta preta dos citros consolida-se como àquela que tem causado maior restrição à exportação. Também são restritivas para a exportação à Comunidade Europeia as pragas Xanthomonas citri subsp. citri, causador do cancro cítrico, Xanthomonas citri subsp. aurantifolii, causador da cancrose e as moscas-das-frutas: Anastrepha fraterculus, Bactrocera carambolae e Ceratitis capitata.
A partir de 1º de agosto de 2022, somente os estabelecimentos habilitados estarão aptos para exportação de frutos in natura de lima ácida para a União Europeia.
Orientações sobre o Serviço
Para adesão ao programa, o produtor ou responsável técnico deverá preencher o formulário disponível no link a seguir:
https://forms.office.com/r/ySprgg2dnT
Taxas do Serviço
Não há cobrança de taxas