Facebook Twitter Youtube Flickr

Comunicação de suspeita ou ocorrência de doença animal - SISBRAVET

Notificação de suspeita ou ocorrência de doenças em animais de peculiar interesse do Estado é responsabilidade de todos. Qualquer cidadão, organização ou instituição que tenha animais sob sua responsabilidade ou que tenha conhecimento de casos suspeitos ou casos confirmados de doenças animais, deve informar o fato ao Serviço Veterinário Oficial (SVO). A notificação das doenças listadas na IN 50/2013 pode ser feita através do endereço:

http://sistemasweb.agricultura.gov.br/sisbravet/manterNotificacao!abrirFormInternet.action

A Instrução Normativa 50 de 24 de setembro de 2013 e a estabelecem as doenças de notificação obrigatória em animais terrestres.

Independente de qualquer classificação ou prazo de notificação, a suspeita ou ocorrência de qualquer doença presente na lista de notificação deve ser informada imediatamente ao SVO, num prazo máximo de 24 horas, quando:

Independente de qualquer classificação ou prazo de notificação, a suspeita ou ocorrência de qualquer doença presente na lista de notificação deve ser informada imediatamente ao SVO, num prazo máximo de 24 horas, quando:

• ocorrer pela primeira vez ou reaparecer no País, zona ou compartimento declarado oficialmente livre;
• qualquer nova cepa de agente patogênico ocorrer pela primeira vez no País, zona ou compartimento;
• ocorrerem mudanças repentinas e inesperadas nos parâmetros epidemiológicos como: distribuição, incidência, morbidade ou mortalidade de uma doença que ocorre no País, unidade federativa, zona, compartimento ou propriedade; ou
• ocorrerem mudanças de perfil epidemiológico, como mudança de hospedeiro, de patogenicidade ou surgimento de novas variantes ou cepas, principalmente se houver repercussões para a saúde pública.

ANIMAIS AQUÁTICOS:

• A Portaria MPA 19/2015 estabelece as doenças de notificação obrigatória de animais aquáticos.
• A notificação deverá ser realizada por e-mail encaminhando ao Serviço de Epidemiologia da Defesa Agropecuária (epidemiologia@cda.sp.gov.br)

Clique aqui para fazer download do Formulário.


Arquivos Anexos / Modelos de Formulários

  Instrucao normativa 50 de 24 de setembro de 2013.pdf
  Portaria MPA 19 de 04 de fevereiro de 2015.pdf