Sanidade Vegetal - Em Capão Bonito, palestras educativas abordam questões sobre a Soja e sobre o Caruru Gigante
Jucileia representou o Programa Estadual de Vigilância Fitossanitária
Organizado pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), com apoio da Cooperativa Agrícola de Capão Bonito (CACB) e da Casa do Agricultor de Capão Bonito, aconteceu na última sexta-feira (18), no munícipio que integra a Regional da CDA de Itapetininga, duas palestras educativas que abordaram, junto ao setor produtivo, o Cadastro Obrigatório das Unidades Produtoras de Soja e a disseminação do Caruru Gigante, praga monitorada pela Defesa Agropecuária e que pode representar grande risco ao sojicultor.
Na ocasião, foram responsáveis por ministrar as palestras, as engenheiras agrônomas Jucileia Irian dos Santos Wagatsuma, gerente do Programa Estadual de Vigilância Fitossanitária e Mariléia Ferreira, gerente do Programa Estadual de Contingência Fitossanitária.
Além das palestrantes, estiveram presentes, representando a Defesa Agropecuária, Marlon Peres, diretor do Centro de Defesa Sanitária Vegetal (CDSV) e Marcos Mendes, diretor da Regional de Itapetininga, acompanhados dos técnicos Cassio Lopes Machado e Luiz Carlos dos Santos.
“Um dos objetivos desta ação é compartilhar informações relativas à fiscalização, prevenção e combate à entrada e disseminação de pragas e doenças que possam ameaçar as culturas e os rebanhos e mostrar o quanto vocês produtores têm responsabilidade quando falamos da proteção do patrimônio agropecuário de São Paulo”, disse Mariléia, para uma plateia que contou com cerca de 60 participantes.
Marileia abordou a questão do Caruru Gigante em nome do Programa Estadual de Contingência Fitossanitária
“Essa aproximação com os produtores rurais é extremamente importante e tem por objetivo auxilia-los a se regularizarem quanto às exigências previstas na legislação, como é o caso do Cadastro Obrigatório das Unidades de Soja, em vigor desde 2021 e que, caso não seja realizado, pode acarretar sansões ao sojicultor”, complementou Jucileia.
Cadastro Obrigatório
O cadastro obrigatório de Unidade Produtora (UP) de soja visa atender a Resolução SAA nº 59, de 11 de Setembro de 2021, e é um procedimento previsto no Programa Nacional da Ferrugem Asiática da Soja – Phakopsora pachyrhizi (PNCFS) e é uma ferramenta importante para o monitoramento do cumprimento do período de vazio sanitário pontua Carlos Canivezi.
As informações para acesso ao sistema, cadastro de pessoa física, cadastro de pessoa jurídica, propriedade e atividade produtiva (vegetal) podem ser obtidas por meio do link: https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/gedave/.
Amaranthus palmeri
O Amaranthus palmeri é uma planta daninha exótica de caruru, de crescimento rápido e extremamente agressiva. Relatos indicam que uma planta fêmea, dependendo das condições do ambiente, pode produzir de 100 mil a 1 milhão de sementes, além de apresentar resistência aos herbicidas.
Um detalhe a ser observado é que as plantas fêmeas podem produzir sementes viáveis, mesmo não sendo polinizadas pelas plantas machos.
Por Felipe Nunes












