SISP - São Paulo torna-se o Estado do Brasil com maior número de estabelecimentos artesanais registrados no Serviço de Inspeção Estadual
Após celebrar a marca de 700 estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP), São Paulo torna-se o Estado do Brasil com o maior número de registros de empresas artesanais junto a um Serviço de Inspeção Estadual. São atuais 161 estabelecimentos artesanais registrados junto ao Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP) ante 155 do estado em segundo lugar. “A marca é a certeza que São Paulo está no caminho certo. É o resultado de um trabalho que reviu e que atualizou as legislações e que alterou os procedimentos internos da instituição visando o acesso à formalidade aos pequenos negócios desburocratizando e tornando a vida do pequeno empreendedor mais fácil, dando a segurança jurídica para produzir alimentos seguros que podem ser inseridos em qualquer mercado para acesso ao consumidor. Ganha quem produz e quem pode agora adquirir produtos de extrema excelência”, comenta o médico-veterinário Luiz Henrique Barrochelo, coordenador da Defesa Agropecuária.
A partir de agora, São Paulo passa a ter, registrado de forma artesanal junto ao Serviço de Inspeção estadual, 57 estabelecimentos na cadeia de carne, 18 na área de mel, 6 estabelecimento de ovos, 4 de pescados e 76 de leite.
Serviço cadastrou 161 estabelecimentos, tornando-se o Estado com maior número de cadastros artesanais
A demanda pelo registro de estabelecimentos artesanais cresceu exponencialmente em São Paulo desde 2023 a partir da aprovação da Resolução SAA nº 63, que aprovou e simplificou os procedimentos de registro, reforma, ampliação e alteração cadastral de estabelecimentos registrados sob a forma de artesanal junto ao Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (CIPOA). “Antes da revisão legislativa e alteração dos procedimentos (1999 a 2023), tínhamos demanda média para registros de menos de 1 estabelecimento por ano, hoje chegamos a registrar cerca de 10 estabelecimentos novos por mês, e esses números se superam a cada mês”, comemora Luiz Henrique.
Após a aprovação da Resolução que aconteceu no mês de setembro de 2023, o CIPOA registrou naquele mesmo ano, 47 estabelecimentos. Em 2024 o número dobrou e atingiu a marca de 106 estabelecimentos registrados. Em 2025, até o momento, já foram registrados junto ao CIPOA, 18 estabelecimentos artesanais que produzem e comercializam produtos de origem animal.
“A partir da aprovação e do início das atividades do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, o SISP-POV, a tendência é que o número de estabelecimentos artesanais cresça ainda mais e que São Paulo se mantenha na vanguarda deste importante serviço que reflete diretamente na saúde da população”, vislumbra João Gustavo Loureiro, médico-veterinário e diretor do CIPOA.
Para proceder ao registro de estabelecimento sob a forma artesanal junto ao Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cipoa), da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, o interessado deve se dirigir até a unidade regional da Defesa Agropecuária da região. Os endereços estão disponíveis no site https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/.
Por Felipe Nunes