Facebook Twitter Youtube Flickr
20/03/2026

Uma só Saúde - Saúde e Agricultura publicam nota técnica conjunta sobre o fluxo de investigação de aves silvestres suspeitas para Febre do Nilo Ocidental

Atualizado em 20/03/2026 às 14h28

Com o objetivo de apresentar orientações para a vigilância da Febre do Nilo Ocidental (FNO) no Estado de São Paulo, as Secretarias de Saúde (SES) e a de Agricultura e Abastecimento (SAA) publicaram nesta quinta-feira, 19 de março, a Nota Técnica Conjunta nº 1/2026. O documento, disponível para consulta em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/arquivos/sanidade-animal/NOTA_TECNICA_VIGILANCIA_DA_FEBRE_DO_NILO_17.03.2026.pdf,  foi construído tendo como base o fluxo de investigação de aves suspeitas, considerando o contexto epidemiológico da circulação de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). 

A Febre do Nilo Ocidental (FNO) é uma arbovirose transmitida por mosquitos do gênero Culex, apresentando desde formas assintomáticas até quadros graves, com comprometimento neurológico. As aves silvestres atuam como principais reservatórios e amplificadores do vírus, enquanto seres humanos e equídeos são considerados hospedeiros acidentais.

A nota é constituída por tópicos que abordam as informações necessárias para a coleta e o envio de amostras, o fluxo em caso de resultado negativo para FNO e achados sugestivos de Influenza IAAP e a importância do fluxo estabelecido.

O estabelecimento de fluxos de atendimento com elaboração conjunta entre as Secretarias de Saúde e de Agricultura e Abastecimento é um dos objetivos do Plano Estadual de Educação e Comunicação Social que pode ser acessado em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/arquivos/educacao-sanitaria/plano_saude_unica_agosto_2024_final.pdf

“No enfretamento à IAAP, a articulação interinstitucional é fator importante no sucesso das ações e neste sentido, a Defesa Agropecuária, através do Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA), estabeleceu procedimentos de investigação com o Instituto Adolfo Lutz, em aves silvestres, que sejam encontradas com sintomas neurológicos ou onde ocorreu mortalidade súbita, para coleta e remessa de amostras para Influenza Aviária e também para a Febre do Nilo, que é outra importante zoonose”, diz Paulo Blandino, médico-veterinário e responsável pelo PESA.

“O objetivo é aumentar a capilaridade nas ações de enfrentamento destas duas importantes zoonoses, possibilitando assim um atendimento precoce a possíveis focos”. Acrescenta Paulo.

“Esse é mais um trabalho integrado entre as secretarias visando a orientação dos servidores e também de profissionais em geral no sentido de alertar sobre a importância de comunicar aos órgãos oficiais as doenças de notificação obrigatória, incluindo a FNO que é uma das doenças diferenciais para a Influenza Aviária”, comenta Maria Carolina Guido, chefe do Departamento de Educação e Uma Só Saúde (DEUSSA).

Além da Nota Técnica, foi disponibilizado folder informativo contendo orientações para o encaminhamento de amostras. Acesse o material em https://acrobat.adobe.com/id/urn:aaid:sc:US:5024e187-fff3-4b57-9a8f-5646625ee3a3?view=1&tl=1%2C285%2C459&br=1%2C559%2C9&viewer%21megaVerb=group-discover.

Por Felipe Nunes

x